sexta-feira, 1 de agosto de 2008


De 1970 a 1974 fui em Serpa, no Alentejo, professora de Educação Visual na Escola do Ciclo Preparatório da qual o meu marido era o Director. Durante esses anos os meus alunos desenharam e pintaram vários trabalhos alguns dos quais podem ser visionados clicando aqui. Guardei alguns pela beleza que lhes encontro e pelo que afectivamente representam para mim.
Fizeram também um grande painel em mosaico representando o fundo do mar, que depois foi colocado no refeitório da Escola. Os mosaicos, quadrados de pequeno tamanho, 2 centímetros de lado, foram oferecidos pela fábrica Covina e eram partidos em 4 bocados. Os alunos trabalhavam no painel fora dos seus tempos lectivos, colocando-se à volta de uma grande mesa rectangular colocada no fundo da sala de aula, junto a uma janela. Não havia esboço prévio. Iam criando o que sentiam e o que a sua imaginação no momento lhes sugeria e ditava. Depois de acabado, alguns contínuos cimentaram a composição e montaram-na muito solidamente numa parede a embelezar o nosso refeitório acabado de estrear.
Visitando Serpa e esse local, um dia, muitos anos passados, percorri as salas e os corredores do que fora a Escola Preparatória, edifício abandonado, com as portas e as janelas desfeitas e, naquela parede lá estava grande, colorido e ainda belo, incólume ao vandalismo, preso na parede, o nosso painel.
O que terá sido feito dele, pergunto-me algumas vezes? Partido e demolido com tudo o resto?...Talvez …
Como tudo na vida nasceu, morreu e deixou saudade …